Naum
A profecia da queda de Nínive
capítulo 1
1
Revelação sobre Nínive. Livro da visão de Naum o elcosita.
2
O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e furioso; o Senhor se vinga de seus adversários, e que guarda [ira] contra seus inimigos.
3
O Senhor é tardio para se irar, porém grande em poder; e não terá [ao culpado] por inocente. O Senhor caminha entre a tempestade e o turbilhão, e as nuvens são o pó de seus pés.
4
Ele repreende o mar, e o faz secar; e deixa secos todos os rios. Basã e o Carmelo se definham, e a flor do Líbano murcha.
5
Os montes tremem diante dele, e os morros se derretem; e a terra se abala em sua presença, e o mundo, e todos os que nele habitam.
6
Quem pode subsistir diante de seu furor? E quem pode persistir diante do ardor de sua ira? Seu furor se derrama como fogo, e as rochas se partem diante dele.
7
O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia; ele conhece os que nele confiam.
8
Mas com inundação impetuosa ele acabará com Nínive, e perseguirá seus inimigos até às trevas.
9
O que vós tramais contra o Senhor, ele mesmo destruirá; a angústia não se levantará duas vezes.
10
Mesmo estando entretecidos como espinhos, e embriagados como beberrões, eles serão consumidos como a palha seca.
11
De ti saiu um que trama o mal contra o Senhor, um conselheiro maligno.
12
Assim diz o Senhor: ainda que sejam prósperos, e muitos em número, mesmo assim eles serão exterminados, e passarão. Eu te afligi, [Judá], porém não te afligirei mais.
13
Mas agora quebrarei seu jugo de sobre ti, e romperei tuas amarras.
14
Porém contra ti, [assírio], o Senhor mandou que nunca mais seja gerado alguém de teu nome; da casa de teu deus arrancarei as imagens de escultura e de fundição. Farei para ti um sepulcro, porque tu és desprezível.
15
Eis que sobre os montes estão os pés daquele que anuncia boas novas, do que faz ouvir a paz. Celebra tuas festas, Judá; cumpre os teus votos, porque nunca mais o maligno passará por ti; ele foi exterminado por completo.