Levítico

As leis litúrgicas e morais

capítulo 23

1 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: as solenidades do Senhor, as quais proclamareis santas convocações, aquelas serão minhas solenidades.

3 Seis dias se trabalhará, e no sétimo dia sábado de repouso será, convocação santa: nenhuma obra fareis; sábado é do Senhor em todas as vossas habitações.

4 Estas são as solenidades do Senhor, as convocações santas, às quais convocareis em seus tempos.

5 No mês primeiro, aos catorze do mês, entre as duas tardes, páscoa é do Senhor.

6 E aos quinze dias deste mês é a solenidade dos pães ázimos ao Senhor: sete dias comereis pães ázimos.

7 O primeiro dia tereis santa convocação: nenhuma obra servil fareis.

8 E oferecereis ao Senhor sete dias oferta acesa: no sétimo dia será santa convocação; nenhuma obra servil fareis.

9 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: quando houverdes entrado na terra que eu vos dou, e ceifardes seu colheita, trareis ao sacerdote um ômer por primícia dos primeiros frutos de vossa colheita;

11 O qual moverá o ômer diante do Senhor, para que sejais aceitos: o dia seguinte do sábado o moverá o sacerdote.

12 E no dia que oferecerdes o ômer, oferecereis um cordeiro de ano, sem defeito, em holocausto ao Senhor.

13 E sua oferta de cereais será dois décimos [de efa] de boa farinha amassada com azeite, oferta acesa ao Senhor em aroma suavíssimo; e sua libação de vinho, a quarta parte de um him.

14 E não comereis pão, nem grão tostado, nem espiga fresca, até este mesmo dia, até que tenhais oferecido a oferta de vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações em todas as vossas habitações.

15 E vos haveis de contar desde o dia seguinte do sábado, desde o dia em que oferecestes o ômer da oferta movida; sete semanas completas serão:

16 Até o dia seguinte do sábado sétimo contareis cinquenta dias; então oferecereis nova oferta de cereais ao Senhor.

17 De vossas habitações trareis dois pães para oferta movida, que serão de dois décimos [de efa] de boa farinha, cozidos com levedura, por primícias ao Senhor.

18 E oferecereis com o pão sete cordeiros de ano sem defeito, e um bezerro das vacas e dois carneiros: serão holocausto ao Senhor, com sua oferta de cereais e suas libações; oferta acesa de suave cheiro ao Senhor.

19 Oferecereis também um macho de bode por expiação; e dois cordeiros de ano em sacrifício pacífico.

20 E o sacerdote os moverá em oferta movida diante do Senhor, com o pão das primícias, e os dois cordeiros: serão coisa sagrada do Senhor para o sacerdote.

21 E convocareis neste mesmo dia; vos será santa convocação: nenhuma obra servil fareis: estatuto perpétuo em todas as vossas habitações por vossas gerações.

22 E quando ceifardes a colheita de vossa terra, não acabarás de ceifar o canto de tua plantação, nem espigarás tua colheita; para o pobre, e para o estrangeiro a deixarás: eu sou o Senhor vosso Deus.

23 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

24 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: no mês sétimo, ao primeiro do mês tereis sábado, uma comemoração ao são de trombetas, e uma santa convocação.

25 Nenhuma obra servil fareis; e oferecereis oferta acesa ao Senhor.

26 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

27 Porém aos dez deste mês sétimo será o dia das expiações: tereis santa convocação, e afligireis vossas almas, e oferecereis oferta acesa ao Senhor.

28 Nenhuma obra fareis neste mesmo dia; porque é dia de expiações, para reconciliar-vos diante do Senhor vosso Deus.

29 Porque toda pessoa que não se afligir neste mesmo dia, será eliminada de seus povos.

30 E qualquer pessoa que fizer obra alguma neste mesmo dia, eu destruirei a tal pessoa dentre seu povo.

31 Nenhuma obra fareis: estatuto perpétuo é por vossas gerações em todas as vossas habitações.

32 Sábado de repouso será a vós, e afligireis vossas almas, começando aos nove do mês na tarde: de tarde a tarde descansareis vosso sábado.

33 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

34 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: aos quinze dias deste mês sétimo será a solenidade das cabanas ao Senhor por sete dias.

35 O primeiro dia haverá santa convocação: nenhuma obra servil fareis.

36 Sete dias oferecereis oferta acesa ao Senhor: o oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis oferta acesa ao Senhor: é festa: nenhuma obra servil fareis.

37 Estas são as solenidades do Senhor, às que convocareis santas reuniões, para oferecer oferta acesa ao Senhor, holocausto e oferta de cereais, sacrifício e libações, cada coisa em seu tempo:

38 Além disso dos sábados do Senhor e além de vossos presentes, e a mais de todos vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que dareis ao Senhor.

39 Porém aos quinze do mês sétimo, quando houverdes recolhido o fruto da terra, fareis festa ao Senhor por sete dias: o primeiro dia será sábado; sábado será também o oitavo dia.

40 E tomareis o primeiro dia galhos das mais belas árvores, ramos de palmeiras, e ramos de árvores frondosas, e salgueiros dos ribeiros; e vos regozijareis diante do Senhor vosso Deus por sete dias.

41 E lhe fareis festa ao Senhor por sete dias cada ano; será estatuto perpétuo por vossas gerações; no mês sétimo a fareis.

42 Em cabanas habitareis sete dias: todo natural de Israel habitará em cabanas;

43 Para que saibam vossos descendentes que em cabanas fiz eu habitar aos filhos de Israel, quando os tirei da terra do Egito: eu sou o Senhor vosso Deus.

44 Assim falou Moisés aos filhos de Israel sobre as solenidades do Senhor.