Jeremias
Advertências antes da queda de Jerusalém
capítulo 3
1
Dizem: se um homem deixar sua mulher, e ela for embora dele, e se juntar a outro homem, por acaso ele voltará a ela? Não será tal terra contaminada por completo? Tu porém tem te prostituído com muitos amantes; mas volta-te a mim, diz o Senhor.
2
Levanta teus olhos aos lugares altos, e vê onde não tenhas te prostituído; tu te sentavas para eles nos caminhos, como árabe no deserto; e assim contaminaste a terra com tuas prostituições e com tua malícia.
3
Por isso as águas foram retidas, e não houve a chuva tardia; porém tu tens a testa de uma prostituta, [e] não aceitas ter vergonha.
4
Não foi agora que clamaste a mim: meu Pai, tu és o guia de minha juventude?
5
Por acaso ele manterá [sua ira] para sempre?Ele a guardará para sempre? Eis que [isto] tu falas, porém tu tens feito tantas maldades quanto pudeste.
6
Disse-me mais o Senhor nos dias do rei Josias: viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi sobre todo monte alto e debaixo de toda árvore frondosa, e ali ela se prostituiu.
7
E eu disse depois que ele fez tudo isto: volta para mim; mas ela não voltou. E sua traiçoeira irmã Judá viu isto;
8
E eu vi, que por todas estas causas nas quais prostituiu a infiel Israel, eu a tinha mandado embora, e dado-lhe a carta de seu divórcio; porém a traiçoeira Judá sua irmã não temeu; ao contrário; ela também foi se prostituir.
9
E aconteceu que foi pela leviandade de sua prostituição que a terra foi contaminada, e ela adulterou com a pedra e com a madeira.
10
E mesmo com tudo isto, a traiçoeira, sua irmã Judá, não se converteu a mim de todo o seu coração, mas sim falsamente, diz o Senhor.
11
E disse-me o Senhor: Israel mostrou-se mais justa em sua alma, mais do que a traiçoeira Judá.
12
Vai, e proclama estas palavras ao norte, e diz: volta-te, ó infiel Israel, diz o Senhor; não farei cair minha ira sobre vós: pois sou misericordioso, diz o Senhor; não guardarei [a ira] para sempre.
13
Tão somente reconhece tua maldade, pois transgrediste contra o Senhor teu Deus, e espalhaste teus caminhos aos estrangeiros debaixo de toda árvore frondosa, e não ouviste minha voz, diz o Senhor.
14
Convertei-vos, filhos infiéis, diz o Senhor, pois sou vosso marido; e eu os tomarei um de uma cidade, e dois de uma família, e vos levarei a Sião;
15
E vos darei pastores conforme meu coração, que vos apascentem de conhecimento e de inteligência.
16
E será que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais dirão: arca do pacto do Senhor; nem virá ao pensamento, nem se lembrarão dela, nem a visitarão, nem será feita novamente.
17
Naquele tempo chamarão a Jerusalém: trono do Senhor, e todas as nações se ajuntarão a ela no nome do Senhor em Jerusalém; e nunca mais seguirão a teimosia de seu coração maligno.
18
Naqueles tempos os da casa de Judá andarão com a casa de Israel, e virão juntamente da terra do norte à terra que eu fiz herdar a vossos pais.
19
Mas eu disse: como te porei por filhos, e te darei a terra desejável, a rica propriedade dos exércitos das nações? E disse: tu me chamarás: meu pai, e não te desviarás de detrás de mim.
20
Porém, tal como a esposa trai o seu companheiro, assim traístes contra mim, ó casa de Israel, diz o Senhor.
21
Uma voz se ouve sobre os lugares altos: é o pranto das súplicas dos filhos de Israel; porque perverteram seu caminho, [e] se esqueceram do Senhor seu Deus.
22
Convertei-vos, filhos rebeldes; eu sararei vossas rebeliões.Eis-nos aqui; chegamos a ti, porque tu és o Senhor nosso Deus.
23
Certamente [confiar] nos morros é inútil, na multidão dos montes; certamente a salvação de Israel está no Senhor nosso Deus.
24
Pois a vergonha consumiu o trabalho de nossos pais desde nossa juventude; suas ovelhas, suas vacas, seus filhos e suas filhas.
25
Jazemos em nossa vergonha, e nossa humilhação nos cobre; porque pecamos contra o Senhor nosso Deus, nós e nossos pais, desde nossa juventude até hoje; e não obedecemos a voz do Senhor nosso Deus.