II Crônicas
O foco em Judá, culminando com o exílio babilônico
capítulo 14
1
E Abias descansou com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi. E reinou em seu lugar seu filho Asa, em cujos dias aquela terra teve paz por dez anos.
2
E fez Asa o que era bom e correto aos olhos do Senhor seu Deus.
3
Porque tirou os altares do culto alheio, e os altos; quebrou as imagens, e arrancou os bosques;
4
E mandou a Judá que buscassem ao Senhor o Deus de seus pais, e praticassem a lei e seus mandamentos.
5
Tirou também de todas as cidades de Judá os altos e as imagens, e esteve o reino quieto diante dele.
6
E edificou cidades fortes em Judá, porquanto havia paz na terra, e não havia guerra contra ele em aqueles tempos; porque o Senhor lhe havia dado repouso.
7
Disse por tanto a Judá: edifiquemos estas cidades, e as cerquemos de muros com torres, portas, e barras, já que a terra é nossa: porque buscamos ao Senhor nosso Deus, temos o buscado, e ele nos deu repouso de todas as partes. Edificaram, pois, e foram prósperos.
8
Teve também Asa exército que trazia escudos e lanças: de Judá trezentos mil, e de Benjamim duzentos e oitenta mil que traziam escudos e flechavam arcos; todos eram homens hábeis.
9
E saiu contra eles Zerá etíope com um exército de mil milhares, e trezentos carros; e vinho até Maressa.
10
Então saiu Asa contra ele, e ordenaram a batalha no vale de Zefatá junto a Maressa.
11
E clamou Asa ao Senhor seu Deus, e disse: Senhor, ninguém há mais que a ti para dar ajuda entre o grande e o que nenhuma força tem. Ajuda-nos, ó Senhor Deus nosso, porque em ti nos apoiamos, e em teu nome viemos contra este exército. Ó Senhor, tu és nosso Deus; não prevaleça contra ti o homem.
12
E o Senhor derrotou os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e fugiram os etíopes.
13
E Asa, e o povo que com ele estava, o seguiu até Gerar: e caíram os etíopes até não haver neles resistência alguma; porque foram derrotados diante do Senhor e de seu exército. E lhes tomaram muito grande despojo.
14
Bateram também todas as cidades ao redor de Gerar, porque o terror do Senhor foi sobre eles: e saquearam todas as cidades, porque havia nelas grande despojo.
15
Assim atacaram as cabanas onde havia gado, e trouxeram muitas ovelhas e camelos, e voltaram a Jerusalém.