I Samuel

Samuel, Saul e início do reinado de Davi

capítulo 11

1 E subiu Naás amonita, e assentou acampamento contra Jabes de Gileade. E todos os de Jabes disseram a Naás: faze aliança conosco, e te serviremos.

2 E Naás amonita lhes respondeu: com esta condição farei aliança convosco, que a cada um de todos vós tire o olho direito, e ponha esta afronta sobre todo Israel.

3 Então os anciãos de Jabes lhe disseram: Dá-nos sete dias, para que enviemos mensageiros a todos os termos de Israel; e se ninguém houver que nos defenda, sairemos a ti.

4 E chegando os mensageiros a Gibeá de Saul, disseram estas palavras em ouvidos do povo; e todo o povo chorou a voz em grito.

5 E eis que Saul que vinha do campo, atrás os bois; e disse Saul: que tem o povo, que choram? E contaram-lhe as palavras dos homens de Jabes.

6 E o espírito de Deus arrebatou a Saul em ouvindo estas palavras, e acendeu-se em ira em grande maneira.

7 E tomando um par de bois, cortou-os em peças, e enviou-as por todos os termos de Israel por meio de mensageiros, dizendo: qualquer um que não sair após Saul e após Samuel, assim será feito a seus bois. E caiu temor do Senhor sobre o povo,

8 E contou-lhes em Bezeque; e foram os filhos de Israel trezentos mil, e trinta mil os homens de Judá.

9 E responderam aos mensageiros que haviam vindo: assim direis aos de Jabes de Gileade: amanhã em aquecendo o sol, tereis salvamento. E vieram os mensageiros, e declararam-no aos de Jabes, os quais se alegraram.

10 E os de Jabes disseram: amanhã sairemos a vós, para que façais conosco tudo o que bem vos parecer.

11 E o dia seguinte dispôs Saul o povo em três esquadrões, e entraram em meio do acampamento à vigília da manhã, e feriram aos amonitas até que o dia aquecesse; e os que restaram foram dispersos, tal que não restaram dois deles juntos.

12 O povo então disse a Samuel: quem são o que diziam: reinará Saul sobre nós? Dai-nos esses homens, e os mataremos.

13 E Saul disse: não morrerá hoje ninguém, porque hoje operou o Senhor salvação em Israel.

14 Mas Samuel disse ao povo: vinde, vamos a Gilgal para que renovemos ali o reino.

15 E foi todo o povo a Gilgal, e investiram ali a Saul por rei diante do Senhor em Gilgal. E sacrificaram ali vítimas pacíficas diante do Senhor; e alegraram-se muito ali Saul e todos os de Israel.